sexta-feira, 27 de novembro de 2009

As Castanhas



Os castanheiros são nativos das regiões de temperatura amena do hemisfério norte do globo terrestre. Duram até aos 500 anos, e apenas dão fruto quando atingem os 40 anos. Estas árvores dão-se bem em terrenos ácidos, como os formados por granito e xisto, e não se desenvolvem bem em solo alcalino. As castanhas estão contidas num ouriço espinhoso, com cerca de 5 a 11 cm de diâmetro, que contém entre uma a sete castanhas.
As castanhas têm uma relevância inquestionável na gastronomia Europeia, particularmente, nos países do sul, (onde se inclui Portugal, claro); na Ásia, e também na zona este da América do Norte.



A castanha foi, provavelmente, um dos primeiros alimentos a serem consumidos pelo Homem, uma vez que há indícios do seu uso já na pré-história. Espalharam-se por toda a Europa a partir da Grécia. Durante a Idade Média, as pessoas tinham um acesso bastante limitado à farinha de trigo, e, então, as castanhas eram a sua principal fonte de hidratos de carbono. As castanhas, tradicionalmente, eram dadas aos pobres, e representavam a abundância e o alimento, daí serem o símbolo da festa de S. Martinho, e também da festa de S. Simão, na Toscânia.
As castanhas contêm o dobro do amido das batatas e, por isso, não surpreende que sejam um importante alimento na China, no Japão e na Europa do Sul, onde frequentemente são transformadas em farinha, a partir da qual se faz pão e massas, tanto que o castanheiro é conhecido por "árvore do pão".

Não se devem comer castanhas cruas devido aos seus elevados índices de ácido tânico. Assim, devem ser cozinhadas de forma a evitar desconforto digestivo. Também, não devem ser comidas com casca. Quando cruas, torna-se virtualmente impossível descascá-las, embora o possas fazer com uma boa dose de paciência e cuidado! É bastante mais fácil retirar-lhes a casca quando cozinhadas. As castanhas podem ser cozidas, usadas em sopas, para acompanhar seitan
assado, em puré, para preparar bebida de castanhas usando máquina
de leite de soja, assadas e até cristalizadas – estas últimas muito apreciadas em França onde são conhecidas como marrons glacés. Em muitas receitas, podem substituir as batatas e, inclusivamente, a massa. Combinam particularmente bem com batata-doce, cenoura, cogumelos, couves-de-bruxelas, e couve. São excelentes quer para pratos doces como salgados.
A cozinha italiana, nos últimos tempos, tem feito um esforço para voltar a usar a castanha, tal como no passado, seguindo a moda de redescobrir os pratos tradicionais.

Para que as castanhas se conservem ao longo do Inverno, estas devem ser perfeitamente secas, a partir do momento em que deixam o ouriço; depois é colocá-las numa caixa ou recipiente coberto com areia fina e seca, numa proporção de 3 partes de areia para uma de castanhas. Na eventualidade de alguma castanha ter “bicho” (larvas de insectos), estes irão emergir à superfície da areia em busca de ar, e assim evita-se que se contaminem as outras castanhas.
As que pretenderes plantar na primavera, precisam de ser mantidas em areia húmida e expostas ao frio no Inverno.

Nota: As castanhas não devem ser confundidas com castanhas-da-índia, algo semelhantes de aspecto, que são o fruto de outro tipo de castanheiro, pois são venenosas, embora tenham alguma aplicação medicinal, principalmente no combate à má-circulação sanguínea.


Informação Nutricional
As castanhas são deliciosas, e muito saudáveis, pois são ricas em nutrientes. Têm bastante água, contêm muito pouco óleo, e são virtualmente livres de gordura. São ricas em hidratos de carbono complexos e contêm proteína de elevada qualidade – comparável com a do ovo – não têm glúten, nem colesterol. Nutricionalmente, são idênticas ao arroz integral. Curiosamente, têm tanta vitamina C como os limões. De seguida apresenta-se uma lista com a constituição das castanhas, por 100g:
Hidratos de Carbono: 52.96 g
Energia: 245 kcal/ 1025 kJ
Gordura poli-insaturada: 0.869 g
Gordura monoinsaturada: 0.759 g
Açúcares: 10.6 g
Fibra: 5.1 g
Proteínas: 3.17 g
Lípidos: 2.2g
Magnésio: 33 mg
Manganês: 1.18 mg
Ferro: 0.91 mg
Fósforo: 107 mg
Potássio: 592 mg
Riboflavina: 0.175 mg
Sódio: 2 mg
Zinco: 0.57 mg
Cálcio: 29 mg
Betacaroteno: 14mcg
Cobre: 0.507mg
Vitamina K: 7.8mcg
Vitamina E: 0.5mg
Vitamina C: 26mg
Vitamina B6: 0.497 mg
Vitamina A:24IU



___________________________________________________________________


Antigamente, a castanha tinha um papel importante na alimentação de vários povos, já que era conhecida como o pão dos pobres. Em anos maus para a agricultura, a castanha conseguia substituir os cereais – a farinha de castanha contém entre 6 a 8% de proteínas, 3% de lípidos e 40%-42% de gorduras.

Ao contrário dos outros frutos secos, a castanha é rica em hidratos de carbono complexos, sob a forma de amido e fibra, e contém pouca proteína e gordura. Por isso, tem menos calorias do que os outros frutos secos. De facto, 100g de castanhas apresentam cerca de 180Kcal, enquanto a mesma quantidade de amendoins ou amêndoas fornecem cerca de 570 e 620 Kcal, respectivamente. Por outro lado, cerca de 100 g de castanha fornece aproximadamente um terço da dose diária recomendada de vitamina E, e um quarto da de vitamina B6. É ainda uma excelente fonte de minerais como o cálcio, o potássio e o magnésio.

Se para uns a castanha faz as delícias de um serão, para outros a ingestão deste fruto é sinónimo de cólicas intestinais. O truque para minimizar estes efeitos passa por evitar a combinação da castanha com pão, arroz, batata e outros alimentos feculentos. Importa reforçar que o consumo de castanha é compatível com o leite e seus derivados, bem como fruta fresca.

Para além de poder ser comida crua, a castanha é um fruto muito versátil. Assada, cozida ou em forma de puré, a castanha pode servir de acompanhamento em diversos pratos, pode ser utilizada na confecção de sopas e guisados e até na produção de pão, bolos e biscoitos. Há para todos os gostos. Resta aproveitar!


Nutricionista Alexandra Bento

Receitas com Castanhas



Sopa de Castanhas

Ingredientes:
1,5 kg de castanhas piladas
1 l de feijão vermelho
1 cebola
300 gr de massa de cotovelos
presunto q.b.
chouriço q.b.
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:
Colocam-se as castanhas de molho de um dia para o outro.
No dia seguinte, põem-se a cozer juntamente com o feijão. Corta-se o presunto e o chouriço em pedacinhos pequenos e junta-se, bem como a cebola picada. Vai-se mexendo de vez enquando e tempera-se. Quando tudo estiver quase cozido, junta-se a massa e continua-se a mexer de quando em vez.
Quando tudo estiver finalmente cozido, coloca-se numa terrina e serve-se quente sem triturar nada.

_________________________________________________________________________

Carne de Porco Assada com Castanhas

Ingredientes:
1 kg de carne de porco
1 colher de café de tomilhos
1 colher de café de sálvia
1 colher de café de cominhos
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola
2 tomates
2,5 dl de caldo de carne
2,5 dl de vinho branco
4 maçãs
750 gr de castanhas congeladas
1 colher de chá de farinha maizena
Sal e pimenta q.b.


Preparação:
Ligue o forno a 200º C.
Barre a carne com as especiarias. Aqueça o azeite e junte à carne. Disponha num tabuleiro e ladeie com rodelas de cebola e tomate cortado ao meio.
Leve ao forno e deixe assar cerca de 1 hora. Regue ocasionalmente com o caldo de carne e o próprio molho do assado.
Entretanto, corte as maçãs em rodelas grossas.
A 2 minutos do final do assado, junte as maçãs e as castanha.
Quando estiver pronto, retire e reserve quente.
Junte o vinho ao molho e leve ao lume até levantar fervura. Passe por um passador e incorpore a farinha maizena, dissolvida nas natas. Leve de novo ao lume, para que espesse.
Regue a carne, as castanhas e as maçãs, com o molho obtido e sirva.

____________________________________________________________________


Frango com Castanhas

Ingredientes:
Para 4 pessoas

1 frango grande
4 dentes de alho
1 dl de vinho branco
1 kg de castanhas
2 colheres de sopa bem cheias de banha
1 colher de chá de colorau picante
1 colher de sopa de margarina
sal q.b.
pimenta q.b.
sumo de 1 limão
1 laranja
Óleo para fritar q.b.

Preparação:
Depois do frango limpo, corte-o em pedaços não muito grandes.
Ponha o frango numa tigela e tempere-o com sal, pimenta, colorau, alhos pisados, sumo de limão e o vinho branco.
Esfregue muito bem com o tempero e deixe repousar cerca de 2 horas.
Entretanto dê um golpe no lombo das castanhas e frite em Óleo Mimo quente.
Depois de fritas, retire a casca e a pele.
Frite os pedaços de frango na banha quente, mexendo até que esteja bem frito.
Quando estiver, escorra a gordura em excesso e junte a margarina, as castanhas e o tempero que ficou na tigela.
Deixe apurar e sirva com rodelas de laranja à volta.
Acompanhe com batatas fritas aos quadrados.

________________________________________________________________


Tarte de Castanhas

Ingredientes:

100 g de castanhas congeladas
3 ovos inteiros
3 gemas
180 g de açúcar
100 g de farinha
50 g de chocolate em pó
3 folhas de gelatina
2 dl de natas

Preparação:

Coza as castanhas e escorra-as; reduza metade a puré e reserve. Ligue o forno a 180º C. Forre uma tarteira de fundo móvel com papel vegetal e unte com manteiga. Levante as claras em castelo e reserve. Bata três gemas com 100 g de açúcar até esbranquiçar. Envolva a farinha, o chocolate e o puré de castanhas, em alternado com as claras batidas. Verta para a tarteira e leve ao forno por 20 minutos. Num tabuleiro, coloque as restantes castanhas e leve-as ao forno para tomarem cor. Deixe arrefecer e retire da forma; forre esta última com película aderente e sobreponha-lhe a base do bolo já fria. Coloque a gelatina de molho em água fria. Bata as restantes gemas com o açúcar e leve ao lume, em banho-maria, mexendo até engrossar. Retire, incorpore a gelatina escorrida e deixe arrefecer. Bata as natas bem firmes e envolva-as no preparado anterior. Verta para a tarteira e coloque no frigorífico até solidificar. Desenforme e decore com as castanhas assadas e grosseiramente picadas.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Frutas

MORANGOS




A suculência de fragrância doce e a cor vermelho profundo dos morangos podem animar tanto o sabor como a aparência de qualquer refeição. Não é de estranhar que sejam as bagas mais famosas do mundo, possuindo um valor nutricional especialmente importante no teor de vitamina C e manganésio.

Apesar de haver mais de 600 variedades de morangos que diferem no que respeita ao sabor, tamanho e textura, podemos normalmente identificar os morangos pelo seu corpo vermelho com sementes amarelas à superfície e a cápsula e caule pequenos, verdes e magnificentes que adornam a sua coroa. Para além dos morangos que são cultivados, há também variedades silvestres. Estas são de tamanho muito mais pequeno mas têm um sabor mais intenso.

Os nomes científicos mais comuns do morango são Fragaria virginiana e Fragara chilioensis.



145 grs / 44.12 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina C 81.65 mg 136.1 56.7 excelente
manganÉsio 0.42 mg 21.0 8.8 excelente
fibras 3.31 g 13.2 5.5 muito bom
iodo 12.96 mcg 8.6 3.6 muito bom
potÁssio 239.04 mg 6.8 2.8 bom
folatos 25.49 mcg 6.4 2.7 bom
vitamina B2 (riboflavina) 0.10 mg 5.9 2.5 bom
vitamina B5 (Ácido pantotÉnico) 0.49 mg 4.9 2.0 bom
Ácidos gordos (omega 3) 0.11 g 4.6 1.9 bom
vitamina B6 (piridoxina) 0.08 mg 4.0 1.7 bom
vitamina K 3.17 mcg 4.0 1.7 bom
magnÉsio 14.40 mg 3.6 1.5 bom
cobre 0.07 mg 3.5 1.5 bom



Benefícios para a Saúde





● Acção Antioxidante

● Arteriosclerose

● Excesso de Ácido Úrico

● Prisão de Ventre

● Hemorróidas

● Ascite

● Hepatite




MELANCIA





Não há fruto que evoque mais o Verão do que a melancia subtilmente estaladiça, que sacia a sede. Se já provou uma melancia, o nome desta fruta sumarenta e refrescante não o surpreenderá (“melão de água”, em inglês). A melancia tem uma percentagem de água extremamente elevada, de cerca de 92%, que confere à sua polpa uma textura farelenta e subtilmente estaladiça, e que faz da melancia uma das frutas preferidas para matar a sede. Como membro da família Cucurbitaceae, a melancia é parente da meloa e da abóbora, outras plantas que também crescem em vinhas térreas.

As melancias podem ter uma forma redonda, alongada ou esférica e têm uma grossa casca verde com riscas ou sarapintadas. Variam em tamanho entre poucos quilos, até mais de 40. Apesar de ser comum associarmos a melancia a um vermelho rosado intenso, há, na verdade, variedades de polpa laranja, amarela ou branca. Enquanto a maioria das melancias têm sementes pretas, castanhas, brancas, verdes ou amarelas, há algumas variedades sem sementes.

O nome científico da melancia é Citrullis lanatus.



152 grs / 48.72 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina C 14.59 mg 24.3 9.0 excelente
vitamina A 556.32 IU 11.1 4.1 muito bom
vitamina B6 (piridoxina) 0.22 mg 11.0 4.1 muito bom
vitamina B1 (tiamina) 0.12 mg 8.0 3.0 bom
potÁssio 176.32 mg 5.0 1.9 bom
magnÉsio 16.72 mg 4.2 1.5 bom





Benefícios para a Saúde





● Doenças dos Rins

● Insuficiência Renal

● Litíase

● Infecções dos Rins

● Diabetes

● Curas de Emagrecimento

terça-feira, 14 de julho de 2009

RECEITAS COM ESPARGOS

ESPARGOS À ANDALUZA

Ingredientes:
1 kg de espargos
4 dentes de alho
1 fatia de pão integral
1 molho de salsa
1 colher (de sopa) de pimentão
4 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de sopa) de vinagre

Preparação:
No azeite doura os dentes alho inteiros. Tira-os e no mesmo azeite frita o pão. Tira novamente o pão e põe no azeite o pimentão e os espargos partidos em bocados grandes. Tapa e deixa refogar em lume brando cerca de 10 minutos. Esmaga os alhos com pão e mistura bem até obteres uma pasta. Dilui com um pouco de água e junta os espargos com o vinagre. Cozinha mais 5 minutos e já fora do lume coloca a salsa picada. Deixa repousar uns minutos antes de servir.

ESPARGOS COM PRESUNTO

Ingredientes
1 molho de espargos
Presunto em fatias
Queijo ralado
Oregãos
Sésamo


Preparação
Arranjam-se os espargos e colocam-se num tacho com água a ferver durante 3 minutos, não mais. Fazem-se os molhos com 6 espargos cada, alternando os lados com as pontas "espigadas" dos mesmos e enrolam-se nas fatias de presunto. Colocam-se os molhos num tabuleiro para ir ao forno e coloca-se queijo ralado por cima. Polvinha-se com um pouco de oregãos e sésamo. Gratina durante 15 minutos aproximadamente.


Tarte de Espargos com Queijo de Cabra

Ingredientes:

2 molhos de espargos verdes
2 queijos de cabra (chévre)
2 cebolas grandes
1 base de massa folhada
3 ovos
150 ml de natas
Sal e pimenta q.b.


Preparação:

Coza os espargos em água temperada de sal. Depois de cozidos, escorra em cima de papel absorvente.
Refogue a cebola cortada às meias luas num pouco de azeite, escorra em papel absorvente.
Forre uma tarteira com a massa folhada e pique com um garfo. Em cima coloque o queijo descascado e cortado às fatias. Espalhe a cebola e, por último, os espargos cortados em pedaços.
Numa taça, bata os ovos e adicione as natas. Tempere com sal e pimenta e deite sobre os espargos. Leve ao forno até a parte superior ficar bem douradinha.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

decorações





Arroz de tamboril com gambas

Ingredientes
Tamboril pequeno: 1
Gamba ou camarão: 0,5 kg
Azeite: 1 dl
Cebola picada: 1
Alho: 2 dentes
Vinho branco: 2 dl
Sal: qb
Picante: qb
Colorau: qb
Arroz: 0,5 kg
Coentro fresco ou salsa: qb

Preparação
Limpa-se o tamboril, separando o fígado e retirando os lombos. Leva-se ao lume a cabeça e as espinhas do peixe, num tacho com cerca de 2 lt de água. Descascam-se as gambas em crú. Esmagam-se as cascas e juntam-se ao caldo de peixe.
Entretanto, temperam-se as gambas em crú. Esmagam-se as cascas e juntam-se, depois, ao caldo de peixe. Deixa-se ferver até reduzir para cerca de 1,5 lt e coa-se muito bem.
Entretanto, temperam-se as gambas com sal, picante e colorau. Cortam-se os lombos do tamboril em cubinhos e tempera-se, também, com sal, picante e colorau.
Num tacho, leva-se ao lume o azeite com a cebola e os alhos picados, deixando refogar bem a cebola.
Adiciona-se 1,5 lt do caldo do peixe, rectificando o sal e, quando ferver, junta-se o arroz, mexe-se e tapa-se, deixando cozer.
Mistura-se o fígado com o vinho branco, reduzindo-se a polme. Quando o arroz estiver quase cozido, junta-se o fígado, o tamboril e as gambas. Mexe-se, rectifica-se o tempero e deixa-se acabar de cozer.
Serve-se bem quente, polvilhando com salsa ou coentros picados.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Decoração

Porque os olhos também comem a apresentação de um prato e de uma mesa devem ser elaborados. Nada de muito extravagante e apenas em ocasiões especiais.
Aqui ficam alguns exemplos:






































Ganso assado com molho de ameixas






Ingredientes:


1 ganso arranjado de 4,5 - 5 kg com miúdos
8,5 dl de caldo de galinha ou água
1 cebola média aos quartos
1 cenoura média às rodelas
1 talo de aipo às rodelas
1 pé de tomilho
1 pé de salsa
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
6 grãos de pimenta-preta
Sal e pimenta-preta moída na altura
500 g de ameixas pretas cortadas ao meio, sem caroço e depois às fatias
50 g de açúcar amarelo


Para o recheio:


60 g de manteiga ou margarina
300 g de cebolas picadas
175 g de bacon sem courato aos bocadinhos
1 fígado de ganso aos bocadinhos
500 g de miolo de pão esfarelado
3 colheres (de sopa) de salsa picada
2 colheres (de sopa) de sálvia fresca picada
Raspa da casca de 1 limão
1/2 colher (de café) rasa de noz-moscada ralada na altura
1/2 colher (de chá) rasa de sal
Pimenta-preta moída na altura
350 g de ameixas pretas cortadas ao meio, sem caroço e depois às fatias



Para o molho:


30 g de farinha
2 dl de vinho do Porto
Sal e pimenta-preta moída na altura
Folhas de sálvia fresca para enfeitar




Tempo de preparação: 1 hora e 45 minutos
Tempo de cozedura: 3 a 3 horas e 30 minutos
Receita para: 6 - 8 pessoas



Retire os miúdos do interior do ganso, separe o fígado e reserve para o recheio. Retire a gordura branca que se encontra à volta da moela. Lave a moela, o coração e o pescoço em água fria corrente e ponha num tacho. Adicione o caldo de galinha ou água e leve a lume forte. Qundo levantar fervura, reduza o lume e retire a espuma que se formar à superfície. Junte a cebola, a cenoura, o aipo, o tomilho, a salsa, a folha de louro, a noz-moscada, os grãos de pimenta e a colher (de chá) rasa de sal. Tape parcialmente o tacho e deixe cozer durante 1 hora. Coe e reserve o caldo - vai precisar de 6 dl.


O RECHEIO
Para fazer o recheio, derreta a manteiga numa frigideira grande, junte as cebolas e o bacon e deixe saltear sobre lume brando. Pique o fígado de ganso e deite na frigideira. Junte o miolo de pão, misture e deixe cozer durante 2 minutos. Retire do lume e junte a salsa, a sálvia, a raspa da casca de limão, a noz-moscada, o sal, um pouco de pimenta e as fatias de ameixa. Deixe arrefecer.


O GANSO
Aqueça o forno a 220°C (termóstato 7). Lave bem o ganso por dentro com água fria corrente e enxugue-o com papel absorvente. Tempere o interior com sal e pimenta e em seguida introduza o recheio que preparou. Coza a abertura com um fio ou então prenda com espetos ou palitos de cocktail.
Coloque o ganso num tabuleiro com 1,5 dl de caldo e tape hermeticamente com papel de alumínio, ajustando bem a toda a volta do tabuleiro. Leve ao centro do forno durante cerca de 45 minutos.
Reduza a temperatura do forno para 180°C (termóstato 4) e deixe o ganso assar durante mais 1 hora e 45 minutos.
Retire o papel de alumínio, disponha as ameixas à volta do ganso e polvilhe-as com o açúcar. Leve ao forno durante mais 20-30 minutos, ou até as ameixas ficarem brandas e o ganso bem assado (verifique introduzindo um espeto na coxa). Se estiver bem assado, o líquido sai com uma cor clara. Se o líquido sair rosado, deixe assar mais algum tempo. Mude o ganso para uma travessa aquecida, cubra com papel de alumínio e mantenha quente.


O MOLHO
Para fazer o molho, retire a gordura do tabuleiro, deixando apenas 3 colheres de sopa; deixe também os sucos do assado e as ameixas. Polvilhe com a farinha e leve a lume brando, mexendo, durante 1-2 minutos. Adicione o resto do caldo e deixe levantar fervura, raspando o fundo do tabuleiro para dissolver os resíduos. Retire do lume e passe o molho por um passador de rede para um tacho, esmagando bem as ameixas com as costas de uma colher. Junte o vinho do Porto e leve a lume brando durante 5 minutos. Tempere a gosto e, se achar necessário, junte um pouco de açúcar.
Enfeite o ganso com as folhas de sálvia e sirva com o molho de ameixas bem quente.


TRINCHAR
Com uma faca bem afiada, corte o ganso pelas articulações, que são um pouco mais duras do que as das outras aves.
Começando por um dos lados, corte a asa pela articulação. Em seguida, corte a pele que liga a perna ao corpo e depois a articulação entre a coxa e o corpo. Seguidamente, separe a coxa da perna propriamente dita, cortando pela articulação. Com a faca praticamente horizontal, corte o peito do ganso em fatias compridas. Repita o processo do outro lado.

quinta-feira, 19 de março de 2009

JAVALI


Escalopes de Javali com Maçã

Ingredientes:
azeite: 4 colheres de sopa
estragão: 1 colher de café
javali: 500 gr
maçã reineta: 4
manteiga: 2 colheres de sopa
pimenta: 1 colher de café
sal: 2 colheres de café
tomilho: 1 colher de chá


Preparação:
Tempere os escalopes com o sal, a pimenta, o tomilho e o estragão. Deixe repousar meia hora, no frigorífico, para absorver os aromas das ervas. Unte uma frigideira com a manteiga e o azeite e doure os escalopes. Retire os escalopes da frigideira e reserve em local aquecido. Lave e descasque as maçãs, cortando-as em seguida em fatias finas. Doure-as na frigideira onde fritou os escalopes. Sirva os escalopes acompanhados com as fatias de maçã douradas e uma salada de cenoura ou couves de Bruxelas cozidas.


Sopa de Cebola Gratinada

Sopa de Cebola Gratinada


Ingredientes:

500 g de cebolas;
2 colheres de sopa de manteiga;
1,5 litros de água;
2 dl de vinho branco;
1 pão cacete pequeno;
125 g de queijo gruyère;
sal;
pimenta.


Confecção:

Corte as cebolas em rodelas finas e aloure-as muito ligeiramente com a manteiga, sobre lume brando.
Regue com a água e o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe ferver 1 hora.
Corte o pão em fatias e aloure-as no forno.
Disponha o pão numa terrina que possa ir ao forno e à mesa (ou em recipientes individuais) e espalhe por cima metade da porção do queijo em lâminas. Regue com o caldo de cebola e espalhe o restante queijo cortado em lâminas.
Leve a gratinar em forno bem quente (235ºC).

* Se gostar do caldo mais consistente, polvilhe as cebolas com uma colher de farinha. Deixe cozer e regue então com a água e o vinho.

* Os queijos gruyère e emmental são os mais indicados para esta sopa, no entanto pode substituí-los por qualquer outro queijo fundido.
Pode ainda substituír a água por caldo de carne.

Legumes (5)

INHAME





Os inhames são membros da família Dioscoreae. Dependendo da variedade do inhame, entre cerca 200 possíveis espécies, a sua polpa pode ser de cores variadas, incluindo branco, marfim, amarelo ou roxo, e a pele espessa pode adquirir tonalidades brancas, rosa ou castanho. A sua forma é longa e cilíndrica e a textura exterior é áspera e escamosa. Os inhames têm uma textura bastante “escorregadia” e amilácea quando são cozinhados, podendo ser cremosa ou firme, dependendo da variedade. O sabor é a terra e a grande maioria das espécies tem muito pouca, ou nenhuma, doçura. Podemos distinguir três tipos principais de inhame, o inhame havaiano (Dioscorea Alata), o inhame coreano (Dioscorea Batatas) e o inhame doce (Dioscorea Esculenta).

Quando este tipo de batata doce de cor alaranjada foi introduzido no Brasil em meados do século XX, os produtores queriam distingui-la da batata doce normal a que estavam habituados. Aprovaram a palavra “inhame” que tem origem em “Nyami”, a palavra africana para a raiz das plantas do género Dioscorae.

Quando experimentar o sabor e textura distinta do verdadeiro inhame, irá então saber a diferença e apreciar cada uma dessa raízes pelas suas propriedades únicas.



Tabela Nutricional



136 grs / 158.35 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina C 16.46 mg 27.4 3.1 bom
potÁssio 911.20 mg 26.0 3.0 bom
manganÉsio 0.50 mg 25.0 2.9 bom
fibras 5.30 g 21.2 2.4 bom
vitamina B6 (piridoxina) 0.31 mg 15.5 1.8 bom





Benefícios para a Saúde




● Reduz os Níveis de Triglicéridos

● Afecções Cardiovasculares

● Arteriosclerose



CENOURAS





Dificilmente o prato favorito de Bugs Bunny precisa de uma descrição, já que as cenouras são bem conhecidas e amadas por crianças e jovens de todo o mundo. Os benefícios das cenouras são lendários. Com certeza que a sua mãe também lhe disse que comer cenouras faz os olhos ficarem bonitos e melhora a visão e acuidade visual.

As cenouras estão habitualmente associadas com a cor laranja, mas de facto, existem outras variedades de cenouras com muitas outras colorações, entre o branco, amarelo ou roxo, com a última a ser a cor da variedade original.

A cenoura é uma planta com uma grossa, carnuda e colorida raiz, que cresce no subsolo, e uma ramificação de folhas verdes que surgem acima do solo. É conhecida cientificamente como Daucus Carota, um nome que pode ser rastreado até aos romanos antigos do século III.

As cenouras pertencem à família das Umbelíferas, cujo nome advém da formação em guarda-chuva que estas plantas adquirem. Como tal, as cenouras estão relacionadas com o funcho, cominho e endro. Existem mais de 100 variedades diferentes de cenouras que variam em tamanho e em cor, podendo ser tão pequenas quanto 5 cm e tão grandes quanto 90 cm, e variando de 1 a mais de 5 cm de diâmetro. A raiz da cenoura (a parte comestível) tem uma textura crocante e um sabor doce.



Tabela Nutricional



122 grs / 53.02 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina A 34317.40 IU 686.3 235.5 excelente
vitamina K 16.10 mcg 20.1 6.9 muito bom
vitamina C 11.35 mg 18.9 6.5 muito bom
fibras 3.66 g 14.6 5.0 muito bom
potÁssio 394.06 mg 11.3 3.9 muito bom
vitamina B6 (piridoxina) 0.18 mg 9.0 3.1 bom
manganÉsio 0.17 mg 8.5 2.9 bom
molibdÉnio 6.10 mcg 8.1 2.8 bom
vitamina B1 (tiamina) 0.12 mg 8.0 2.7 bom
vitamin B3 (niacin) 1.13 mg 5.6 1.9 bom
fÓsforo 53.68 mg 5.4 1.8 bom
magnÉsio 18.30 mg 4.6 1.6 bom
folatos 17.08 mcg 4.3 1.5 bom





Benefícios para a Saúde




● Afecções da Retina

● Saúde da Visão no Geral

● Problemas de Pele

● Gastrites e Excesso de Acidez

● Colites

● Acção Preventiva do Cancro



CEBOLAS





As cebolas podem trazer atrás uma lágrima no olho, mas certamente irão também trazer deleite e sabor às suas papilas gustativas. A cebola, cientificamente conhecida como Allium Cepa, é à superfície um bolbo de um humilde castanho, branco ou tinto, e coberto por um papel fino e esfolhado. Contudo, e apesar da sua aparência simples, a cebola tem um sabor intenso.

As cebolas apresentam-se numa grande gama de tamanhos, cores e gosto, dependendo da sua variedade, e são um dos mais antigos legumes conhecidos da humanidade. Encontram-se numa grande panóplia de receitas que abrangem quase todas as culturas culinárias do mundo. As cebolas estão disponíveis frescas, congeladas, em conserva, enlatadas ou mesmo desidratadas. Dependendo da variedade, uma cebola pode ser forte, subtil, picante ou doce.



Tabela Nutricional



160.10 grs / 60.90 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
crÓmio 24.80 mcg 20.7 6.1 muito bom
vitamin C 10.24 mg 17.1 5.1 muito bom
fibras 2.88 g 11.5 3.4 muito bom
manganÉsio 0.22 mg 11.0 3.3 bom
molibdÉnio 8.00 mcg 10.7 3.2 bom
vitamina B6 (piridoxina) 0.19 mg 9.5 2.8 bom
triptofanos 0.03 g 9.4 2.8 bom
folatos 30.40 mcg 7.6 2.3 bom
potÁssio 251.20 mg 7.2 2.1 bom
fÓsforo 52.80 mg 5.3 1.6 bom
cobre 0.10 mg 5.0 1.5 bom





Benefícios para a Saúde




● Afecções Respiratórias

● Asma Brônquica

● Arteriosclerose

● Afecções Coronárias

● Reduz os Níveis de Triglicéridos

● Afecções Renais

● Diabetes

● Afecções Hepáticas

● Cancro de Estômago



PEPINO





A expressão “fresco como um pepino” não é sem mérito. O elevado teor de água deste legume atribui-lhe um sabor húmido e frio.

Os pepinos, cientificamente conhecidos como Cucumis Sativus, tanto podem ser comidos crus ou em pickles. Os pepinos apresentam uma forma cilíndrica, e um comprimento que varia entre os 15 e os 23 cm, apesar de poderem ser muito mais pequenos ou maiores. A sua pele, que varia de verde para branco, tanto pode ser lisa como enrugada, dependendo da variedade. No interior do pepino existe uma carne esbranquiçada, verde pálido, que tanto é densa como aquosa e crocante, e uma grande quantidade de sementes comestíveis.

Algumas variedades são cultivadas em estufas, não têm sementes, são de pele lisa e variam entre os 30 e os 50 cm. Estas variedades são muitas vezes referidas como “pepino sem arroto”, uma vez que são bastante mais fáceis de digerir do que as outras variedades.

Os pepinos que são cultivados para fazer pickles são muito mais pequenos que a variedade para comer cru. O pepino “gherkin” é uma espécie cultivada especialmente para esse propósito.



Tabela Nutricional



105 grs / 13.50 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina C 5.51 mg 9.2 12.2 muito bom
molibdÉnio 5.20 mcg 6.9 9.2 muito bom
vitamina A 223.60 IU 4.5 6.0 bom
potÁssio 149.76 mg 4.3 5.7 bom
manganÉsio 0.08 mg 4.0 5.3 bom
folatos 13.52 mcg 3.4 4.5 bom
fibras 0.83 g 3.3 4.4 bom
triptofanos 0.01 g 3.1 4.2 bom
magnÉsio 11.44 mg 2.9 3.8 bom





Benefícios para a Saúde




● Alcalinizante

● Depurativo

● Diurético

● Laxante

● Afecções da Pele

● Prisão de Ventre

● Excesso de Ácido Úrico

● Obesidade

● Diabetes


terça-feira, 3 de março de 2009

ERVAS AROMÁTICAS E ESPECIARIAS (4)










ENDRO





O endro é uma planta única na medida em que tanto as suas folhas como as sementes são usadas como tempero. As folhas verdes do endro são delicadas e em forma de feto e têm um sabor suave e doce. As folhas de endro secas são castanho claras e de forma oval, tento um lado liso e outro convexo, com sulcos. As sementes têm um gosto semelhante ao do cominho, apresentando um sabor aromático, doce e parecido com citrinos, mas também ligeiramente amargo.

O nome do endro vem da palavra do escandinavo antigo, «dilla», que significa «embalar». Este nome reflecte os usos tradicionais do endro tanto como remédio para os gases intestinais como para aliviar a insónia. O endro é conhecido cientificamente como Anethum graveolens e faz parte da família Umbelliferae, cujos membros incluem a salsa, cominho e louro.



2 grs / 5.06 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
ferro 0.98 mg 5.4 19.4 muito bom
manganÉsio 0.08 mg 4.0 14.2 bom
cÁlcio 35.68 mg 3.6 12.7 bom





Benefícios para a Saúde




● Anti-Bacteriológico

● Proteção contra radicais livres

● Anti-cancerígeno



PIMENTA PRETA





Um toque de pimenta preta acrescenta-se a quase qualquer tipo de comida imaginável. Já foi usada como moeda e apresentada aos deuses como oferta sagrada, é uma sorte que a mais popular das especiarias esteja acessível todo o ano.

A pimenta preta vem das bagas da planta da pimenta. Pimenta preta, pimenta verde e pimenta branca são na verdade o mesmo fruto (Piper nigrum); a diferença de cor é um reflexo dos vários estágios de desenvolvimento e métodos de processamento. Os grãos obtêm-se apanhando os bagos da pimenta quando estão meio maduros, quase a passar a vermelhos. São então deixados a secar, o que faz com que encolham e fiquem de cor escura. Alternativamente, os grãos de pimenta verde são apanhados enquanto ainda estão verdes, enquanto os grãos de pimenta branca são apanhados quando já estão muito maduros e de seguida embebidos em salmoura para remover a casca escura, deixando apenas a semente branca da pimenta. As sementes de pimenta rosa são de facto de uma espécie de plantas totalmente diferente (Schinus molle) parente da ambrósia.

A pimenta preta é a mais pungente e saborosa de todos os tipos de pimenta e está disponível com grãos inteiros, partidos ou moídos em pó.



4.30 grs / 10.90 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
manganÉsio 0.24 mg 12.0 19.9 excelente
vitamina K 6.88 mcg 8.6 14.2 muito bom
ferro 1.24 mg 6.9 11.4 muito bom
fibras 1.12 g 4.5 7.4 bom





Benefícios para a Saúde




● Melhora a Digestão

● Promove a Saúde Intestinal



PIMENTA DE CAIENA





Quente e picante, a pimenta de Caiena está disponível durante todo o ano, dando tempero a pratos saborosos por todo o mundo e saúde aos que forem suficientemente corajosos para enfrentar o seu picante ardente.

A pimenta de Caiena é um membro da família de legumes Capsicum, mais conhecidos como malaguetas. A nível da botânica, é conhecida como Capsicum annuum. A designação comum de «Caiena» foi atribuída a esta pimenta for ser cultivada numa vila com o mesmo nome, na Guiana francesa, na costa nordeste da América do Sul.



3.54 grs / 11.24 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina A 1470.24 IU 29.4 47.3 excelente
vitamina C 2.72 mg 4.5 7.3 bom
manganÉsio 0.08 mg 4.0 6.4 bom
vitamina B6 (piridoxina) 0.08 mg 4.0 6.4 bom
fibras 0.96 g 3.8 6.2 bom
vitamina K 2.89 mcg 3.6 5.8 bom





Benefícios para a Saúde




● Inflamações

● Analgésico Natural

● Benefícios Cardiovasculares

● Sistema Imunitário

● Previne Úlceras do Estômago



MALAGUETA (seca)





Esta é a planta que faz arder a nossa língua e talvez até faça os olhos chorar quando comemos a picante comida mexicana, a comida chinesa a ferver, a ardente comida indiana ou a tórrida comida tailandesa.

As malaguetas pertencem à família dos alimentos com o nome Capsicum em latim. Existem centenas de tipos diferentes que variam em tamanho, forma, cor, sabor e «picante». Esta baga carnuda apresenta muitas sementes dentro de uma embalagem potente que pode oscilar entre os 2 até aos 15 centímetros de comprimento e, aproximadamente, 1 a 2,5 centímetros em diâmetro. As malaguetas costumam ser vermelhas ou verdes. A Caiena, habañero, jalapeño, jalapeño defumada, pimentões e ancho são apenas algumas das populares variedades disponíveis. As malaguetas moídas são usadas para fazer pimenta em pó, pó de Caiena e paprika.

As malaguetas são usadas como alimento e tempero e veneradas pelas suas qualidades medicinais.



6 grs / 25.45 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina A 531.60 IU 10.6 7.5 muito bom
fibras 2.64 g 10.6 7.5 muito bom
vitamina C 3.84 mg 6.4 4.5 muito bom
potÁssio 126.00 mg 3.6 2.5 bom
ferro 0.60 mg 3.3 2.4 bom





Benefícios para a Saúde




● Antifúngica

● Analgésica

● Anti-reumática

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Dia dos Namorados

Pois é, chegamos outra vez ao dia dos namorados.
E para não ser diferente de outros blogues deixo-vos algumas sugestões para esse dia especial:

Dele para ela:

1) Para começar prepare o jantar, um jantar especial só para os dois deixo-vos a minha sugestão:
ENTRADA: Ostras marinadas acompanhadas de Pepino
SOPA: Creme aveludado de Camarão com Béchamel
PRATO PRINCIPAL: Bifes de Frango Recheados com Ameixas
SOBREMESA: Mousse de Ananás

ENTRADA:
Ingredientes:

10 ostras
1 pepino
1 limão
Azeite virgem extra Cristal q.b.
Vinagre Cristal q.b.
Flor de sal q.b.

Preparação:

Abra as ostras com bastante cuidado para não se magoar ou leve-as ao lume num tacho sem nada para facilitar. Junte-as todas num recipiente. De seguida, temperam-se com um pouco de limão e reserva-se para marinar um pouco.
Lava-se o pepino e lamina-se com a casca, depois corta-se em largura pequenos rectângulos. Tempera-se de vinagre, azeite e flor de sal e está pronto a servir.

Empratamento: Em pequenas colheres disponha de uma ostra e um pouco de salada de pepino sobre esta.


SOPA:
Ingredientes:

350 g de camarões cozidos e descascados (reserve as cascas e cabeças)
1,5 dl de vinho branco
7,5 dl de molho bachamel
2,5 dl de natas
Sal e pimenta q.b.
1 chávena de legumes variados cortados aos cubos (alho francês, aipo, cenoura, etc.)
2 dl de caldo de camarão
1 dl de aguardente velha ou conhaque
60 g de margarina ou manteiga
Pão torrado ou frito q.b.
3 colheres (sopa) de coentros picados

Preparação:

Estufe os legumes, em lume moderado, com metade da manteiga. Quando estiverem macios, junte a restante manteiga, aumente a intensidade do calor e deixe cozer mais um pouco. Junte os camarões e tempere com sal e pimenta. Reduza o calor e 5 minutos depois, regue com o vinho branco. Mexa muito bem e adicione o conhaque ou aguardente velha. Deixe continuar a cozedura, em lume moderado, cerca de 6 minutos.
Reduza a puré, com a varinha mágica ou bata no copo misturador e reserve.
Passe as cascas e cabeças do camarão no passe-vite com um pouco de água. Coe e perfaça 2 dl de caldo.
Ao puré reservado, misture bem o molho béchamel com o caldo de camarão. Leve novamente ao lume a aquecer e junte as natas para culinária pouco a pouco. Rectifique os temperos.
Sirva com quadradinhos de pão torrado ou frito. Polvilhe com coentros picados.


PRATO PRINCIPAL:
Ingredientes:

4 bifes de frango
1 embalagem de ameixas passas
1 litro de caldo de carne
Sal e pimenta
Película aderente

Preparação:

Temperam-se os bifes com sal e pimenta e põe-se em cada um uma colher de sopa de ameixas passas. Em cima da tábua de cozinha estende-se um pouco de película aderente, põe-se em cima os bifes com as ameixas e enrolam-se como se fosse um rebuçado, tem que ficar bem apertado, dá-se um nó nas pontas e leva-se a cozer numa panela com o caldo de carne durante 15 minutos.
Serve-se acompanhado de uma boa salada de alface.

SOBREMESA:
Ingredientes:

1 lata de leite condensado pequena
6 ovos
1 lata de ananás em calda
1 saqueta de gelatina de ananás
1 maracujá
1 carambola (pessoa)
Bolacha q.b. (opcional)
Ananás q.b. (opcional)

Preparação:

Num recipiente, verte-se a lata de leite condensado e as seis gemas e mexe-se com varas até ficar tudo envolvido. Num tacho, ferve-se a calda que veio na lata do ananás com a saqueta de gelatina de ananás. Depois de fervido adiciona-se ao preparado anterior, mexendo com varas, e deixa-se arrefecer. Bate-se as claras em castelo e envolve-se no preparado. Verte-se para os recipientes pretendidos e vai para o frio.
Nota: Ou se guarnece com bocados de bolacha no fundo do recipiente em que vai ao frio ou bocadinhos de ananás.

Empratamento: Decore com o recheio de maracujá por cima e uma carambola.


2) Ofereça-lhe flores.
Porque um ramo de flores fica sempre bem
um ramo de fuchsia (ou brincos de princesa)
Significado: gentileza
Mensagem: tenho por ti um amor ardente.

Também é conhecida pelo nome de brincos de princesa. É uma das flores que mais encantam as crianças, pelas suas cores alegres e o seu formato. É resistente ao frio e ao calor.
Deve o seu nome ao botânico alemão Leonhart Fuchs, que lhe deu o seu nome no século XVI.

um ramo de rosas

Normalmente associada ao amor e à paixão as rosas são por muitos consideradas as flores dos apaixonados mas atenção à cor das rosas que oferece.
A saber:
As rosas vermelhas
As rosas vermelhas no chão são símbolo de amor, um simples amigo as pode enviar lisonjeando a beleza e o respeito que os une. Trata-se duma das cores mais excitantes e apaixonadas da rosa. Os jovens apaixonados costumam escolher a rosa vermelha para oferecer à sua parceira, mas também podem oferecer a um amigo como prova de respeito.

As rosas brancas
São o símbolo da pureza e da inocência. Esta cor costuma ser escolhida pelas noivas para os seus buquês porque significa que durará toda a vida. As rosas brancas também estão unidas ao amor. Uma rapariga a quem se ofereça este tipo de rosas quer-se demonstrar que esperam um futuro sólido com ela. Significa amor puro, feliz e para sempre. Alias, se uma pessoa está doente, esta é a cor das rosas que devem oferecer, para demonstrar que esperam por ela.

As rosas cor-de-rosas
Oferecer uma flor cor-de-rosa é a forma de agradecer um favor importante. Também significa o apreço que se tem por alguém. Esta rosa também tem o significado de ausência de maldade, ou seja, não há nenhuma dupla intenção nas pessoas que as oferecem. Por isso, a pessoa que oferece este rama de flores é de fiar. Se a cor do ramo de flores é de um tom rosa suave, então significa admiração e simpatia.

As rosas amarelas
São as rosas ideais para oferecer a um adolescente. Para os mais supersticiosos, esta cor traz consigo uma malícia. Se a pessoa que oferece estas rosas não é muito próxima, então ela pode ter segundas intenções. No entanto, para as pessoas cépticas, as rosas amarelas significam satisfação e alegria, e são uma boa forma de festejar entre amigos um aniversário significativo.

Outras cores

As rosas laranjas: Significa entusiasmo e desejo.

As rosas vermelhas bordeaux: Significa beleza inconsciente.

As rosas azuis: Significam confiança, reserva, harmonia e afecto.

As rosas verdes: Significa esperança, descanso da juventude e equilíbrio.

As rosas violetas: Significa calma, auto-controlo, dignidade e aristocracia.

As rosas pretas: Significa separação, tristeza e morte.

As rosas cinzentas: Significa desconsolo, aborrecimento e velhice

3) Ofereça-lhe um fim-de-semana romantico
Apenas os dois num sitio sossegado, longe de tudo e de todos.
4) O mais importante, diga-lhe tudo o que ela significa para si.

Dela para ele:
ver alineas 1), 3) e 4)

O melhor (e o conselho é para os dois), usem a imaginação - ofereçam ou façam algo de original e inesperado mas do gosto da vossa cara metade.
E sobretudo divirtam-se e (como dizia o outro) "façam o favor de ser felizes"

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Costeletas de javali com vinho do Porto, mel e ameixas

Ingredientes
Costeleta de javali: 1 kg
Caldo de caça: 2 dl
Louro: 1 folha
Vinho do Porto: 2 dl
Mel: 1 colher de sopa
Alho: 2
Batata: 300 gr
Manteiga: 100 gr
Ameixa preta: 12
Azeite: 1 dl
Vinagre balsâmico: 2 cl
Grelo: 1 molho
Cogumelo: q.b.
Cenoura: 1
Pimenta: q.b.
Sal: q.b.

Preparação
Tempera-se as costeletas com sal e pimenta.
Coram-se as costeletas em azeite, juntamente com os alhos e os cogumelos laminados.
Retiram-se da frigideira. Em seguida, adiciona-se o vinho do Porto e deixa-se reduzir um pouco. Junta-se o caldo de caça, mel e ameixas. Deixa-se ferver até o molho ficar consistente. Finaliza-se com o vinagre balsâmico.
Guarnecer com grelos salteados, batata nova e ameixas.


Elaborado por António Oliveira, Chefe de Cozinha do restaurante Dom Pepe.

Lombo de porco assado no tacho com ameixa e maçã

Ingredientes
Lombo de porco: 1 kg
Manteiga: 60 gr
Cebola: 1
Vinho Branco: 2 dl
Tomate: 1
Brandy: 1 cálice
Nata: 2,5 dl
Ameixa preta de Elvas: 300 gr
Maçã golden: 2
Batata doce: 2
Sal: q.b
Pimenta: q.b

Preparação
Tempera-se o lombo de porco com sal e pimenta. Leva-se ao lume a manteiga e aloura-se a carne sem deixar queimar a gordura. Retira-se a carne e, á gordura que ficou, acrescenta-se a cebola picada, mexendo até começar a alourar. Adiciona-se o tomate picado, deixando refogar um pouco, juntando de novo a carne.
Adiciona-se o brandy e, com cuidado, puxa-se fogo; junta-se o vinho, tapando e deixando estufar lentamente.
Quando a carne estiver meio tenra, adiciona-se as batatas-doces, descascadas e cortadas ás rodelas. Deixa-se cozer cerca de 20 minutos.
Junta-se, finalmente, as ameixas, as maçãs peladas, cortadas em gomos, e as natas. Fica a cozer um pouco.
Serve-se a carne cortada ás fatias com os acompanhamentos e o molho.

ESPECIARIAS E ERVAS AROMÁTICAS (3)

MANJERICÃO





O manjericão é uma planta de grande fragrância cujas folhas são usadas como tempero em diferentes tipos de comida. O manjericão tornou-se uma das ervas mais reconhecidas desde que o pesto, uma mistura de manjericão, pinhões e queijo parmesão, tornou-se popular.

Possui folhas redondas, muitas vezes pontiagudas e são verdes de cor, se bem que algumas variedades apresentem traços de vermelho ou púrpura. O manjericão parece-se um pouco com a hortelã-pimenta, o que não é para admirar pois pertencem à mesma família de plantas. Há mais de 60 variedades desta erva, as quais diferem entre si na aparência e sabor. Enquanto o sabor do manjericão doce é brilhante e pungente, outras variedades também oferecem sabores únicos: manjericão de limão, manjericão de anis e manjericão de canela, todos têm sabores que subtilmente reflectem o seu nome. O nome científico do manjericão é Ocimum basilicum.



3 grs / 7.58 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina K 48.01 mcg 60.0 143.6 excelente
ferro 1.28 mg 7.1 17.0 muito bom
cÁlcio 63.40 mg 6.3 15.2 muito bom
vitamina A 281.24 IU 5.6 13.5 muito bom
fibras 1.20 g 4.8 11.5 bom
manganÉsio 0.08 mg 4.0 9.6 bom
magnÉsio 12.68 mg 3.2 7.6 bom
vitamina C 1.84 mg 3.1 7.3 bom
potÁssio 103.00 mg 2.9 7.0 bom





Benefícios para a Saúde




● Acalma os Espasmos Digestivos

● Acção Anti-inflamatória

● Benefícios Cardiovasculares

● Dores de Cabeça (associada a má digestão)



AÇAFRÃO





O açafrão era tradicionalmente chamado de açafrão da Índia, visto que a sua forte cor amarela alaranjada é semelhante à famosa coloração. Foi usado ao longo da história como condimento, remédio e tinta para tecidos.

O açafrão é originário da raiz da planta Curcuma longa e tem uma pele castanha dura e um interior laranja vivo. Esta erva tem um sabor e aroma muito interessantes. O seu sabor é apimentado, quente e amargo, enquanto a sua fragrância é suave e ligeiramente semelhante à da laranja e gengibre, das quais é familiar. Para a nutrição humana, adquire especial importância pelo teor de manganésio e ferro que possui.



4.52 grs /16.04 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
manganÉsio 0.36 mg 18.0 20.2 excelente
ferro 1.88 mg 10.4 11.7 excelente
vitamina B6 (piridoxina) 0.08 mg 4.0 4.5 bom
fibras 0.96 g 3.8 4.3 bom
potÁssio 114.48 mg 3.3 3.7 bom





Benefícios para a Saúde




● Digestivo (em pequenas doses)




CRAVINHO





Os cravinhos são os botões de flor ainda não desabrochados do perene craveiro da índia. Os botões são colhidos à mão quando estão cor-de-rosa e são secados até ficarem castanhos. Os cravinhos têm cerca de 1 centímetro de comprimento e meio centímetro de diâmetro e, com o seu caule afunilado, parecem-se com unhas pequenas. Aliás, o seu nome em inglês deriva da palavra em latim clavus, que significa unha. Apesar de os cravinhos terem um exterior, o seu interior contém um componente oleoso essencial ao seu perfil nutritivo e ao seu sabor. Os cravinhos têm um sabor quente, doce e aromático que evoca os ardentes climas tropicais onde são cultivados.

O seu nome em latim é Eugenia caryophyllus.



4.40 grs / 14.25 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
manganÉsio 1.32 mg 66.0 83.7 excelente
Ácidos gordos (omega 3) 0.20 g 8.3 10.6 muito bom
vitamina K 5.96 mcg 7.5 9.4 muito bom
fibras 1.52 g 6.1 7.7 muito bom
vitamina C 3.56 mg 5.9 7.5 muito bom
magnÉsio 11.60 mg 2.9 3.7 bom
cÁlcio 28.40 mg 2.8 3.6 bom





Benefícios para a Saúde




● Estimulante

● Propriedades Aperitivas

● Elimina os Gases Intestinais


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Costeletas de Vitela com Ananás

Ingredientes:

Para cada costeleta

1/2 fatia de ananás
1 colher de sobremesa de manteiga
1/2 cálice de conhaque
1 ovo cozido
1 colher de chá de fécula de batata
sal q.b.
pimenta moída na altura q.b.

Confecção:

Tempere as costeletas somente com sal e pimenta.
Salteie-as em manteiga, mas deixe-as mal passadas.
Regue-as com o conhaque e largue-lhes fogo.
Retire as costeletas da frigideira, arrume-as lado a lado numa travessa de inox ou pirex e sobre cada uma coloque 1/2 fatia de ananás.
Regue com o molho contido na frigideira, tape com papel de alumínio e mantenha no forno quente cerca de 15 minutos.
Escorra o molho todo, rectifique os temperos, engrosse-o com uma colher de chá rasa de fécula de batata e, na altura de servir, deite sobre as costeletas.
Acompanhe com batata palha.
À parte, sirva esparregado, salpicado com ovo cozido ralado.

FRUTA (2)

FIGOS





Parte do encanto do figo vem do seu sabor e textura únicos. Os figos são sedutoramente doces e têm uma textura complexa que alia um tegumento maduro à pele suave e sementes estaladiças.

Adicionalmente, visto que os figos frescos são tão delicados e perecíveis, alguma da sua mística vem da sua relativa raridade. Devido a este facto, a maioria dos figos são secados, quer através da exposição à luz do sol, quer através de um processo artificial, criando o fruto seco doce e nutritivo que pode ser apreciado durante todo o ano. Os figos crescem na figueira (Ficus carica), membro da família Morus. São especiais por terem uma abertura, conhecida como «poro» ou «olho», que não está ligada à arvore, mas que ajuda ao desenvolvimento do fruto, ajudando-o a comunicar com o meio ambiente.

Os figos variam drasticamente de cor e subtileza de textura, dependendo das variedades, que ultrapassam as cento e cinquenta.



226.78 grs / 167.81 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
fibras 7.48 g 29.9 3.2 bom
potÁssio 526.18 mg 15.0 1.6 bom
manganÉsio 0.29 mg 14.5 1.6 bom





Benefícios para a Saúde




● Afecções Bronquiais

● Prisão de Ventre

● Constipações e Gripes

● Aumento das Necessidades Nutritivas



PÊRA





As peras são frutos deliciosos, da família da maçã e do marmelo. Sumarenta e doce, com uma textura suave e amanteigada, embora algo granulada, a polpa branca ou creme da pêra já foi referida como a «dádiva dos deuses».

As peras têm, geralmente, uma base grande arredondada que afunila em direcção ao cimo. Dependendo da variedade, as suas cascas finíssimas podem ser amarelas, verdes, castanhas, vermelhas, ou uma combinação de duas ou mais destas cores. A polpa branca ou creme das peras é muito sumarenta e doce, enquanto a sua textura é suave e amanteigada, ainda que ligeiramente granulada. Tal como as maçãs, as peras têm um caroço com várias sementes.

O nome científico da pêra é Pyrus communis.



166 grs / 98.00 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
fibras 3.98 g 15.9 2.9 bom
vitamina C 6.64 mg 11.1 2.0 bom
cobre 0.19 mg 9.5 1.7 bom
vitamina K 7.47 mcg 9.3 1.7 bom





Benefícios para a Saúde




● Hipertensão Arterial

● Insuficiência Renal

● Excesso de Ácido Úrico

● Obesidade

● Afecções Respiratórias

● Adstringente

● Combate as Flatulências Intestinais próprias da Colite




ANANÁS





O ananás, Ananas comosus, pertence à família Bromeliaceae, de onde deriva o nome de um dos seus componentes mais saudáveis, a enzima bromelina. O nome espanhol do ananás, pina, e a raiz do seu nome em inglês, reflectem a semelhança visual deste fruto com a pinha.

Na verdade, o ananás não é uma fruta individual e sim um composto de muitas flores, cujos pequenos frutilhos se fundem em volta de um caroço central. Cada frutilho pode ser identificado como «olho», a marca áspera e espinhosa na superfície do ananás.

Os ananases têm uma forma cilíndrica ampla uma casca escamosa verde, castanha ou amarela e uma coroa magnificente de folhas espinhosas azul-esverdeadas. A polpa fibrosa do ananás é de cor amarela e tem um sabor tropical vibrante que equilibra os paladares doce e ácido. A área mais próxima da base do fruto tem uma maior concentração de açúcar e, como tal, um sabor mais doce e uma textura mais tenra.



155 grs / 75.93 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
manganÉsio 2.56 mg 128.0 30.3 excelente
vitamina C 23.87 mg 39.8 9.4 excelente
vitamina B1 (tiamina) 0.14 mg 9.3 2.2 bom
cobre 0.17 mg 8.5 2.0 bom
fibras 1.86 g 7.4 1.8 bom
vitamina B6 (piridoxina) 0.13 mg 6.5 1.5 bom





Benefícios para a Saúde




● Obesidade

● Esterilidade

● Cancro do Estômago

● Ptose Gátsrica (estômago descaído)

● Hipocloridria (falta de sucos)














sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

ERVAS AROMÁTICAS E ESPECIARIAS (2)

CANELA


A canela tem uma longa história tanto como especiaria e como medicamento. A canela é a casca castanha da árvore de canela que, quando seca, se enrola em forma de tubo, conhecido como o pau de canela. A canela está disponível tanto em paus de canela como em pó moído. Apesar de haver cerca de uma centena de variedades de Cinnamonum verum (o nome científico da canela), a Cinnamonum zeylanicum (canela do Ceilão) e Cinnamonum aromaticum (canela chinesa) são as principais variedades consumidas. A canela do Ceilão também é referida como «canela verdadeira», ao passo que a variedade chinesa é conhecida como «cássia».

Apesar de ambas terem características relativamente semelhantes e ambas apresentarem um paladar aromático, doce e quente, o sabor da variedade do Ceilão é mais refinado e subtil.



4.50 grs / 11.92 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
manganÉsio 0.76 mg 38.0 57.8 excelente
fibras 2.48 g 9.9 15.1 muito bom
ferro 1.72 mg 9.6 14.5 muito bom
cÁlcio 55.68 mg 5.6 8.5 muito bom





Benefícios para a Saúde




● Aperitiva (estimula o apetite)

● Digestiva

● Adstringente




GENGIBRE


Aromático, pungente e picante, o gengibre adiciona sabor e tempero especiais aos salteados asiáticos e a muitos pratos de fruta e vegetais. O gengibre especiaria é o rizoma subterrâneo da planta de gengibre, conhecido na botânica como Zingiber officinale. Pensa-se que o nome botânico da planta deriva do seu nome em sânscrito, «singabera», que significa «em forma de chifre», uma característica física reflectida pelo gengibre. O interior do rizoma do gengibre pode ser amarelo, branco ou vermelho, dependendo da variedade. Está coberto por uma pele acastanhada que pode ser grossa ou fina, dependendo se a planta foi colhida quando era madura ou nova.



28.38 grs / 20.05 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
potÁssio 117.65 mg 3.4 3.1 bom
magnÉsio 12.19 mg 3.0 2.8 bom
cobre 0.06 mg 3.0 2.8 bom
manganÉsio 0.06 mg 3.0 2.8 bom
vitamina B6 (piridoxina) 0.05 mg 2.5 2.3 bom





Benefícios para a Saúde




● Acção Anti-inflamatória

● Cancro Colorectal

● Sistema Imunitário





SALSA


Apesar de a salsa ser um alimento maravilhosamente nutritivo e saudável, é muitas vezes pouco valorizado. A maioria das pessoas não se apercebe que este vegetal tem mais usos do que o enfeite decorativo que acompanha as refeições de restaurante. Desconhecem que a salsa é, na realidade, um armazém de nutrientes e que apresenta um sabor verde e vibrante delicioso.

Os dois tipos mais populares de salsa são a salsa grande e a salsa italiana lisa. A variedade italiana tem um sabor mais aromático e menos amargo que a variedade de salsa grande. A salsa pertence à família de plantas Umbelliferae e o seu nome em latim é Petroselinum crispum.



8 grs / 2.90 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina K 123.00 mcg 153.8 1025.0 excelente
vitamina C 9.97 mg 16.6 110.8 excelente
vitamina A 631.80 IU 12.6 84.2 excelente
folatos 11.40 mcg 2.9 19.0 bom
ferro 0.46 mg 2.6 17.0 bom





Benefícios para a Saúde




● Tonificante

● Acção Diurética

● Acção Antioxidante

● Artrite Reumatóide

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Terrina de Laranja, Toranja Rosa e Tâmaras

ingredientes
Para 4 pessoas
10 folhas de gelatina
7 toranjas cor de rosa
7 laranjas (mais as necessárias para o sumo)
2 dl de natas
100 g de tâmaras descaroçadas
2 dl de sumo de laranja coado
2 vagens de baunilha
1 ramo de hortelã
150 g de açúcar
2 dl de vinho João Pires


preparação
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria e forre uma forma rectangular, com 22 cm de comprimento, com película aderente, de modo a que sobre um pouco em relação à forma.

Descasque as laranjas e as toranjas. Corte-as em rodelas com 1 cm de espessura e de seguida ao meio, aproveitando todo o sumo que largarem. Retire as sementes e ponha as rodelas a escorrer sobre um pano bem seco.

Corte as tâmaras em pedacinhos com a ajuda de uma tesoura e reserve numa tigela. Esprema as laranjas que forem necessárias para obter 2 dl de sumo de laranja, coe e leve ao lume para amornar.

Abra as vagens de baunilha ao meio e retire as sementes. Junte-as, assim como as vagens, ao sumo de laranja morno. Adicione a hortelã e o açúcar e o vinho João Pires misture bem até derreter o açúcar por completo.

Coe o sumo e leve de novo ao lume durante 1 minuto. Junte as folhas de gelatina escorridas e misture até dissolver.

Deite um pouco da gelatina de laranja preparada no fundo da forma, cubra com uma camada de meias rodelas de laranja e toranja e polvilhe com um pouco de tâmaras. Repita as operações até esgotar os ingredientes. Leve o preparado ao frigorífico durante 12 horas.

No fim deste tempo retire a terrina do frigorífico, desenforme-a, retire a película aderente e corte-a em fatias com 1 cm de espessura.

FRUTA

A palavra fruta tem muitos significados diferentes, dependendo do contexto em que se utiliza. Em botânica, um fruto é o ovário e sementes amadurecidas de uma planta em flor, e em muitas espécies, o fruto incorpora o ovário e os tecidos circundantes. Os frutos são assim, em botânica, os meios pelos quais as plantas florescem e disseminam as sementes.

Na cozinha, quando os alimentos são denominados frutos, o termo é mais utilizado para designar os frutos de plantas comestíveis, doces e carnudos, e que incluem, como exemplo, ameixas, maçãs e laranjas. Apesar de em culinária a palavra fruta ter uma utilização limitada, um grande número de produtos hortícolas, como nozes ou grãos, são também denominados em botânica como os frutos de várias espécies vegetais. Não existe uma única terminologia que realmente encaixe a enorme variedade que é possível de encontrar entre os frutos das plantas.
A grande maioria dos frutos, incluindo a fruta carnuda como a maçã, o pêssego, pêra ou manga são comercialmente valiosos para a alimentação humana, sendo consumidos frescos ou desidratados, em conserva ou na forma de compotas. Muita fruta é utilizada para fazer bebidas, como sumos de frutas (sumo de laranja, sumo de maçã, sumo de uva, etc) ou para fazer bebidas alcoólicas, como o vinho e aguardente.
Vários legumes são na realidade frutos botânicos, como o tomate, a beringela, o pimento, a abóbora, o feijão verde ou o pepino. Também as especiarias como a baunilha, a paprika, a pimenta da Jamaica e pimenta preta têm origem em frutos, mais especificamente em bagas.
Os frutos possuem um alto valor nutricional e possuem geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas. A fruta contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde e preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição. O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de cancro, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas e de alguns dos declínios associados com o envelhecimento.


LARANJA



Sumarentas e doces e famosas pela sua concentração de vitamina C, as laranjas são o petisco perfeito e conferem um travo especial a muitas receitas; não é surpresa que sejam um dos frutos mais populares do mundo.
As laranjas são citrinos arredondados com uma casca de textura fina e, é claro, cor-de-laranja, tal como a sua polpa suculenta. Costumam variar entre os 5 a 8 centímetros em diâmetro. As laranjas são classificadas em duas categorias gerais – doces e amargas – sendo a primeira a mais consumida geralmente. As variedades populares da laranja doce (Citrus sinensis) incluem a laranja Valência, laranja-da-baía, e Jaffa, bem como a laranja-de-sangue, uma espécie híbrida de tamanho mais pequeno, sabor mais aromático e com gradações de vermelho por toda a polpa. As laranjas amargas (Citrus aurantium) são muitas vezes usadas para fazer compota ou marmelada e a sua casca serve para temperar licores como o Mariner e Cointreau.
Para além do reforço para a nutrição do organismo que a vitamina C da laranja traz, este fruto é também muito rico em fibras.

132 grs / 62.32 Calorias
NUTRIENTES
qUANT.
DDR (%)
dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina C
69.69 mg
116.2
34.0
excelente
fibras
3.13 g
12.5
3.7
muito bom
folatos
39.69 mcg
9.9
2.9
bom
vitamina B1 (tiamina)
0.11 mg
7.3
2.1
bom
potÁssio
237.11 mg
6.8
2.0
bom
vitamina A
268.55 IU
5.4
1.6
bom
cÁlcio
52.40 mg
5.2
1.5
bom

Benefícios para a Saúde

● Doenças Infecciosas
● Trombose
Arteriosclerose
● Afecções Cardiovasculares
● Prisão de Ventre


TORANJA





Ácida e azeda com uma doçura latente, a toranja tem uma suculência que rivaliza com a da sempre popular laranja e brilha com muitos dos mesmo benefícios para a saúde. A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, e é categorizada como branca (loira), rosa ou rubi. No entanto, esta terminologia não reflecte a cor da sua casca, amarela ou amarelo rosado, mas descreve a cor da sua polpa.
As toranjas costumam variar em diâmetro, entre 10 a 15 centímetros, tendo algumas variedades sementes, e outras não. O sabor maravilhoso da toranja é divinal, tal como o seu nome em latim, Citrus paradisi, dá a entender.
É sumarenta, ácida e azeda, com uma doçura latente a entrelaçá-la.

125 grs / 38.04 Calorias
NUTRIENTES
qUANT.
DDR (%)
dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina C
46.86 mg
78.1
38.1
excelente
fibras
1.69 g
6.8
3.3
bom
vitamina A
318.57 IU
6.4
3.1
bom
potÁssio
158.67 mg
4.5
2.2
bom
folatos
15.01 mcg
3.8
1.8
bom
vitamina B5 (Ácido pantotÉnico)
0.35 mg
3.5
1.7
bom



Benefícios para a Saúde

● Afecções Cardiovasculares
Anginas de Peito
● Enfarte do Miocárdio
● Excesso de Ácido Úrico (gota, cálculos, artrite úrica)
● Curas Depurativas
● Infecções
● Obesidade

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ERVAS AROMÁTICAS E ESPECIARIAS




Em primeiro lugar, o que são ervas aromáticas e especiarias? As especiarias derivam das raízes, casca, botões e frutos das plantas. As ervas aromáticas são normalmente retiradas das folhas de uma variedade de plantas. Ambas retêm a sua potência durante longos períodos de tempo se forem armazenadas convenientemente.
A fitoterapia pode ser vista como a precursora da farmacologia moderna – aliás, muitos medicamentos modernos são derivados das plantas. Como tal, incluir sabores herbários na sua dieta diária pode fazer uma grande diferença na sua saúde alimentar. As ervas aromáticas e especiarias podem ajudar a digestão, infecções respiratórias, reumático e podem ajudar a melhorar o apetite, o tracto urinário, insónias, bem como os sintomas de constipação ou gripe.
No entanto, como as ervas aromáticas e especiarias são consumidas em quantidades pequenas em relação a outros alimentos, é um pouco injusto comparar o seu conteúdo nutritivo numa base por refeição. Por exemplo, mesmo que muitas ervas tenham um alto teor de vitamina C, não se chega nada perto das necessidades diárias com um ramo de salsa numa tigela de sopa. A não ser que se coma uma taça de tabouleh (uma salada popular no Médio Oriente contendo muitos vegetais, azeite e especiarias) todos os dias, uma laranja é uma fonte mais simples de vitamina C. Contudo, quando se mergulha um pouco mais fundo e se vêem os potentes componentes das plantas nas ervas aromáticas e especiarias, conhecidos como fitoquímicos e bioactivos, a erva é mesmo muito mais verde.
Em reconhecimento dos enormes benefícios das ervas e especiarias, os especialistas sugerem alterações nos manuais de educação nutricional, para que recebam atenção específica, como nos tempos passados. Propõem um novo tipo de pirâmide alimentar, com as ervas na maior parte da camada inferior de outros alimentos altamente protectores “ para serem comidos em variedade e quantidade”.


ALECRIM



Não é por acaso que o sabor e aroma do alecrim, usado historicamente para fortalecer a memória, sejam inesquecíveis e dêem imenso sabor aos pratos de frango, borrego, porco, salmão e atum bem como a muitas sopas e molhos.
O alecrim tem um sabor aromático fragrante, que lembra pinheiros que é equilibrado com uma pungência rica, uma combinação que evoca tanto a floresta como o mar. O seu sabor memorável e benefícios excepcionais para a saúde fazem do alecrim uma erva indispensável a qualquer cozinha. O alecrim cresce em pequenos arbustos verdes pertencentes à família Labiatate, parente da menta. As suas folhas assemelham-se a lisas agulhas de pinheiro, de cor verde escura à superfície e branco-prata no lado inferior.

2.20 grs / 7.28 Calorias
NUTRIENTES
qUANT.
DDR (%)
dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
fibras
0.92 g
3.7
9.1
bom
ferro
0.64 mg
3.6
8.8
bom
cÁlcio
28.16 mg
2.8
7.0
bom


Benefícios para a Saúde

● Combate a Retenção de Líquidos
● Eliminação de Toxinas
● Prevenção do Cancro da Mama
● Retarda o Envelhecimento da Pele




ORÉGÃOS




Apesar de muitas pessoas pensarem na piza quando pensam em orégãos, esta erva maravilhosa pode adicionar um sabor quente, balsâmico e aromático aos mais variados pratos, especialmente os da cozinha mediterrânica.
Os orégãos são conhecidos na botânica como Origanum vulgare e são chamados de manjerona silvestre em muitas partes da Europa, uma vez que estão intimamente relacionados com a erva que conhecemos como manjerona doce. O seu nome deriva das palavras gregas «oros» (montanha) e «ganos» (alegria) visto que não só era um símbolo de felicidade como tornava lindos os montes onde crescia.

3 grs / 9.15 Calorias
NUTRIENTES
qUANT.
DDR (%)
dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina K
18.65 mcg
23.3
45.8
excelente
manganÉsio
0.16 mg
8.0
15.7
muito bom
ferro
1.32 mg
7.3
14.4
muito bom
fibras
1.28 g
5.1
10.1
muito bom
Ácidos gordos (omega 3)
0.12 g
5.0
9.8
muito bom
cÁlcio
47.28 mg
4.7
9.3
bom
vitamina A
207.08 IU
4.1
8.1
bom
vitamina C
1.52 mg
2.5
5.0
bom


Benefícios para a Saúde

● Sedantes
● Antiflatulentes
● Antibacteriológico
● Antiespasmódicos (evitam os espasmos dos órgãos digestivos)