terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

FRUTA

A palavra fruta tem muitos significados diferentes, dependendo do contexto em que se utiliza. Em botânica, um fruto é o ovário e sementes amadurecidas de uma planta em flor, e em muitas espécies, o fruto incorpora o ovário e os tecidos circundantes. Os frutos são assim, em botânica, os meios pelos quais as plantas florescem e disseminam as sementes.

Na cozinha, quando os alimentos são denominados frutos, o termo é mais utilizado para designar os frutos de plantas comestíveis, doces e carnudos, e que incluem, como exemplo, ameixas, maçãs e laranjas. Apesar de em culinária a palavra fruta ter uma utilização limitada, um grande número de produtos hortícolas, como nozes ou grãos, são também denominados em botânica como os frutos de várias espécies vegetais. Não existe uma única terminologia que realmente encaixe a enorme variedade que é possível de encontrar entre os frutos das plantas.
A grande maioria dos frutos, incluindo a fruta carnuda como a maçã, o pêssego, pêra ou manga são comercialmente valiosos para a alimentação humana, sendo consumidos frescos ou desidratados, em conserva ou na forma de compotas. Muita fruta é utilizada para fazer bebidas, como sumos de frutas (sumo de laranja, sumo de maçã, sumo de uva, etc) ou para fazer bebidas alcoólicas, como o vinho e aguardente.
Vários legumes são na realidade frutos botânicos, como o tomate, a beringela, o pimento, a abóbora, o feijão verde ou o pepino. Também as especiarias como a baunilha, a paprika, a pimenta da Jamaica e pimenta preta têm origem em frutos, mais especificamente em bagas.
Os frutos possuem um alto valor nutricional e possuem geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas. A fruta contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde e preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição. O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de cancro, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas e de alguns dos declínios associados com o envelhecimento.


LARANJA



Sumarentas e doces e famosas pela sua concentração de vitamina C, as laranjas são o petisco perfeito e conferem um travo especial a muitas receitas; não é surpresa que sejam um dos frutos mais populares do mundo.
As laranjas são citrinos arredondados com uma casca de textura fina e, é claro, cor-de-laranja, tal como a sua polpa suculenta. Costumam variar entre os 5 a 8 centímetros em diâmetro. As laranjas são classificadas em duas categorias gerais – doces e amargas – sendo a primeira a mais consumida geralmente. As variedades populares da laranja doce (Citrus sinensis) incluem a laranja Valência, laranja-da-baía, e Jaffa, bem como a laranja-de-sangue, uma espécie híbrida de tamanho mais pequeno, sabor mais aromático e com gradações de vermelho por toda a polpa. As laranjas amargas (Citrus aurantium) são muitas vezes usadas para fazer compota ou marmelada e a sua casca serve para temperar licores como o Mariner e Cointreau.
Para além do reforço para a nutrição do organismo que a vitamina C da laranja traz, este fruto é também muito rico em fibras.

132 grs / 62.32 Calorias
NUTRIENTES
qUANT.
DDR (%)
dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina C
69.69 mg
116.2
34.0
excelente
fibras
3.13 g
12.5
3.7
muito bom
folatos
39.69 mcg
9.9
2.9
bom
vitamina B1 (tiamina)
0.11 mg
7.3
2.1
bom
potÁssio
237.11 mg
6.8
2.0
bom
vitamina A
268.55 IU
5.4
1.6
bom
cÁlcio
52.40 mg
5.2
1.5
bom

Benefícios para a Saúde

● Doenças Infecciosas
● Trombose
Arteriosclerose
● Afecções Cardiovasculares
● Prisão de Ventre


TORANJA





Ácida e azeda com uma doçura latente, a toranja tem uma suculência que rivaliza com a da sempre popular laranja e brilha com muitos dos mesmo benefícios para a saúde. A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, e é categorizada como branca (loira), rosa ou rubi. No entanto, esta terminologia não reflecte a cor da sua casca, amarela ou amarelo rosado, mas descreve a cor da sua polpa.
As toranjas costumam variar em diâmetro, entre 10 a 15 centímetros, tendo algumas variedades sementes, e outras não. O sabor maravilhoso da toranja é divinal, tal como o seu nome em latim, Citrus paradisi, dá a entender.
É sumarenta, ácida e azeda, com uma doçura latente a entrelaçá-la.

125 grs / 38.04 Calorias
NUTRIENTES
qUANT.
DDR (%)
dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina C
46.86 mg
78.1
38.1
excelente
fibras
1.69 g
6.8
3.3
bom
vitamina A
318.57 IU
6.4
3.1
bom
potÁssio
158.67 mg
4.5
2.2
bom
folatos
15.01 mcg
3.8
1.8
bom
vitamina B5 (Ácido pantotÉnico)
0.35 mg
3.5
1.7
bom



Benefícios para a Saúde

● Afecções Cardiovasculares
Anginas de Peito
● Enfarte do Miocárdio
● Excesso de Ácido Úrico (gota, cálculos, artrite úrica)
● Curas Depurativas
● Infecções
● Obesidade

2 comentários:

thais disse...

li nm site que a toranja aumenta o risco de cancer de mama e que tambem uma senhora nos EUA quase que perde uma perna devido a toranja. estou precisando emagrecer e diz que a toranja auxilia, mas com essas noticias estou com medo de coloca-la em minha dieta. e aí ?

Alfacices disse...

não sou nutricionista para aconselhar a melhor dieta mas do que tenho lido a conclusão a que chego é:
1- a toranja SE CONSUMIDA DIÁRIAMENTE aumenta os niveis de estrogénio e PODE aumentar os riscos de desenvolver cancro da mama, mas tambem é utilizado para tratamento de outros tipos de cancro Investigadores norte-americanos afirmam que combinar sumo de toranja com rapamicina ajuda a potenciar o efeito do medicamento

A equipa de investigadores estudou vinte e oito pacientes com tumores em estado avançado, e para os quais não existe tratamento. A dose dos medicamentos foi aumentada em cada grupo, de 15 miligramas para 35 miligramas.

Vinte e cinto dos pacientes permaneceram no estudo o tempo suficiente para serem avaliados. Sete desses vinte e cinco estabilizaram a doença, com pouco ou nulo crescimento do tumor, e um deles conseguiu mesmo uma resposta parcial, com uma diminuição do tumor em cerca de 30%.

O estudo demonstrou que certas substâncias presentes no sumo de toranja podiam tornar a rapamicina mais eficaz na forma como o fármaco progredia para a corrente sanguínea.



2- por outro lado é fortemente indicado como dietetico Comendo-as em jejum é um grande depurativo e laxante.
Possui até 5 vezes mais vitamina C que o tomate, a laranja e o limão, mas para tirar o maior proveito nutricional devem consumir-se bem maduras. Rica em betacaroteno, ácido fólico, além de pequenas quantidades de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e E. Tem alto teor de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, possuindo também poucas partes de cobre, ferro, manganês e zinco.
Apesar de abrir o apetite, é ideal para as dietas de emagrecimento. Ajuda a dissolver resíduos e depósitos nas cartilagens e articulações e, ao mesmo tempo, melhora o sistema digestivo. Fortalece o sistema imunológico.

3- COMPOSTO DE TORANJA PREVINE INFECÇÃO COM HEPATITE C

Revela um estudo publicado na revista Hepatology

O flavonóide naringenina impede que o vírus da hepatite C se ligue às moléculas de lipoproteínas de baixa densidade, prevenindo desta forma a proliferação da infecção.

O flavonóide naringenina, um composto natural que pode ser encontrado nas toranjas, previne ou pode mesmo vir a eliminar o risco de infecção crónica com hepatite C, revela um estudo publicado na revista Hepatology. Segundo os investigadores, esta substância evita que as células infectadas segreguem para as células saudáveis, na medida em que o flavonóide naringenina impede que o vírus se ligue às moléculas de lipoproteínas de baixa densidade, prevenindo desta forma a proliferação da infecção. Estes resultados sugerem que a combinação deste suplemento com os antivirais tradicionais pode reduzir ou mesmo eliminar o vírus da hepatite C de doentes infectados, refere o estudo.

4 - Este fruto, principalmente na sua variedade vermelha, ajuda a descer os níveis de colesterol, mesmo num grupo de indivíduos em que a medicação normal não tem resultados, segundo um estudo levado a cabo em Israel.

Pelo sim pelo não consultava um nutricionista e pedia uma opinião profissional.