ingredientes
Para 4 pessoas
10 folhas de gelatina
7 toranjas cor de rosa
7 laranjas (mais as necessárias para o sumo)
2 dl de natas
100 g de tâmaras descaroçadas
2 dl de sumo de laranja coado
2 vagens de baunilha
1 ramo de hortelã
150 g de açúcar
2 dl de vinho João Pires
preparação
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria e forre uma forma rectangular, com 22 cm de comprimento, com película aderente, de modo a que sobre um pouco em relação à forma.
Descasque as laranjas e as toranjas. Corte-as em rodelas com 1 cm de espessura e de seguida ao meio, aproveitando todo o sumo que largarem. Retire as sementes e ponha as rodelas a escorrer sobre um pano bem seco.
Corte as tâmaras em pedacinhos com a ajuda de uma tesoura e reserve numa tigela. Esprema as laranjas que forem necessárias para obter 2 dl de sumo de laranja, coe e leve ao lume para amornar.
Abra as vagens de baunilha ao meio e retire as sementes. Junte-as, assim como as vagens, ao sumo de laranja morno. Adicione a hortelã e o açúcar e o vinho João Pires misture bem até derreter o açúcar por completo.
Coe o sumo e leve de novo ao lume durante 1 minuto. Junte as folhas de gelatina escorridas e misture até dissolver.
Deite um pouco da gelatina de laranja preparada no fundo da forma, cubra com uma camada de meias rodelas de laranja e toranja e polvilhe com um pouco de tâmaras. Repita as operações até esgotar os ingredientes. Leve o preparado ao frigorífico durante 12 horas.
No fim deste tempo retire a terrina do frigorífico, desenforme-a, retire a película aderente e corte-a em fatias com 1 cm de espessura.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário