sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Abacate






O abacate é um fruto tropical muito nutritivo, rico em calorias provenientes sobretudo da gordura que contém. Grande parte desta é monoinsaturada, ou seja, ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue. É ainda um alimento rico em vitamina E, B6 e em potássio.
É um fruto, mas também é habitual ser referido como um legume, uma vez que é muito utilizado em pratos salgados. Apresenta uma textura macia e um sabor suave, e pode ser utilizado para fazer molhos ou sopas frias; cortado em fatias ou cubos e adicionado em saladas; pode também ser cortado ao meio, no sentido longitudinal, e servido com casca, como sobremesa.
O abacate, ou pêra abacate como também é designado, é um fruto muito calórico (100 g de abacate fornecem cerca de 190 calorias), que apresenta também uma enorme riqueza em nutrientes, muito diferente de alimentos que possuem apenas calorias vazias (calorias provenientes sobretudo de um nutriente, o açúcar ou a gordura, e sem vitaminas nem minerais).
O seu elevado teor calórico provém principalmente das gorduras que são, em grande parte monoinsaturadas (12%) e algumas poliinsaturadas (2%). O seu conteúdo em gordura monoinsaturada (principalmente ácido oleico, como o azeite) e vitamina E, torna-o num alimento com poderosa acção antioxidante. Esta propriedade protege contra o cancro e doenças cardiovasculares.
A vitamina E tem capacidade de proteger o colesterol das LDL (mau colesterol), impedindo a sua oxidação pelos radicais livres de oxigénio. Desta forma reduz os riscos de problemas cardiovasculares. Esta vitamina desempenha ainda um papel importante na contagem e mobilidade dos espermatozóides. O aumento da ingestão de alimentos ricos em vitamina E pode melhorar a fertilidade nos homens.
Estudos recentes revelaram que dietas ricas em vitamina E podem oferecer protecção conta a doença de Parkinson, apesar de serem necessárias investigações mais conclusivas.
O abacate é também rico em potássio, mineral importante na regulação da tensão arterial. A carência de potássio pode levar a depressão, confusão mental e problemas musculares.
É igualmente uma boa fonte de vitamina B6, importante para aliviar as mudanças bruscas de temperamento das mulheres com problemas de tensão pré-menstrual.
A polpa e a gordura do abacate são também empregues em cuidados de beleza, no tratamento da pele, fama que advém da sua riqueza em vitaminas E e A. Pensa-se que alguns dos seus componentes químicos estimulam a produção de colagénio, que ajuda a suavizar as rugas, conferindo à pele um aspecto fresco e saudável.
As propriedades do abacate são excelentes para a pele, quer ele seja esmagado e usado como máscara facial, quer seja comido.


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-100-O%2Babacate.html




Abacate
Quantidade 100 gramas
Água (%) 73
Calorias 176,3
Proteína (g) 2,31
Gordura (g) 17,34
Ácido Graxo Saturado (g) 2,6
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 11,21
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 2,02
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) 6,94
Cálcio (mg) 10,98
Fósforo (mg) 42,2
Ferro (mg) 1,16
Potássio (mg) 634,1
Sódio (mg) 12,14
Vitamina A (UI) 612,72
Vitamina A (Retinol Equivalente) 61,27
Tiamina (mg) 0,11
Riboflavina (mg) 0,12
Niacina (mg) 1,91
Ácido Ascórbico (mg) 8,09





O abacate deriva da palavra asteca «ahuacatl» e é o fruto da Persea Americana, uma árvore, alta e perene, que pode crescer até 2 metros de altura. Há dúzias de variedades de abacates, que caem em três categorias principais – Mexicano, Guatemalteco e Indiano – que diferem no tamanho, aspecto, qualidade e susceptibilidade ao frio.

O tipo mais popular de abacate nos Estados Unidos é a variedade Hass, que tem uma pele rugosa, dum preto acastanhado como pedra. Outro tipo comum de abacate é o Fuerte, que é maior que o Hass e tem uma pele macia, de um verde-escuro e uma forma mais definida de pêra. Os abacates oscilam em peso entre 20 a 9 gramas, dependendo da variedade. A parte comestível do abacate é o miolo amarelo-esverdeado, que tem uma consistência atraente e amanteigada, com um subtil sabor a noz. A pele e o caroço não são comestíveis.




146 grs / 235.06 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina K 29.20 mcg 36.5 2.8 bom
fibras 7.30 g 29.2 2.2 bom
potÁssio 874.54 mg 25.0 1.9 bom
folatos 90.37 mcg 22.6 1.7 bom
vitamina B6 (piridoxina) 0.41 mg 20.5 1.6 bom
vitamina C 11.53 mg 19.2 1.5 bom
cobre 0.38 mg 19.0 1.5 bom

Benefícios para a Saúde
Transtornos circulatórios
Anemia
Arteriosclerose
Hipertensão Arterial
Lesões Digestivas
Diabetes
Dietas Tonificantes





Nutritivo e altamente energético o abacate é o alimento dos tempos de recessão, no Maranhão, já foi incorporado como complemento alimentar da população mais carente, sendo misturado com a farinha de mandioca ou de milho. Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas
sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem fama de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a desinteria. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.

Sem comentários: